Durante o processo de emagrecimento ou até mesmo quando queremos ganhar peso, é importante saber o quanto o corpo gasta de energia em um dia normal e por conta disto falaremos hoje sobre a taxa metabólica basal.

Muitas pessoas sequer sabem do que se trata e por essa falta de conhecimento, às vezes não conseguem atingir resultados. Hoje falaremos exatamente sobre isto e te explicaremos de forma simples e objetiva o que seria essa taxa.

Então se você está se fazendo perguntas sobre o que é a taxa, se é igual ao gasto energético e até mesmo quais outras ações tomar para perder peso, durante este artigo falaremos um pouco mais sobre isto.

O que é a taxa metabólica basal?

Talvez a primeira dúvida que aparece em sua cabeça quando sabe da existência desta taxa seria esta. A TMB se trata da quantidade de energia que é necessária para a realização das funções vitais do organismo durante 24 horas.

A forma correta de medir esta taxa é através das calorias sendo a energia extraída do nosso corpo a partir dos macronutrientes como carboidratos, gorduras totais e proteínas.

Existe uma TMB ideal?

Muita gente pensa que os valores referentes à taxa metabólica basal seriam com os valores de peso e na verdade é bem diferente disso. Não existe um valor universal para essa taxa e isto é porque ela apresenta grandes variações.

Ela pode variar de acordo com a nossa cidade, sexo hormônios e até mesmo pelas características genéticas de cada indivíduo. Normalmente quando você é homem existe o maior porcentual de massa muscular.

Isto faz com que a taxa metabólica seja maior porque os músculos queimam bem mais calorias, diferente das gorduras. Para as mulheres tende a ser diferente.

Taxa metabólica basal é diferente de gasto energético:

O gasto energético é representado pelo total de energia consumida ao longo do dia por uma pessoa. Vai além de apenas as funções vitais como é o caso da TMB. No gasto energético levamos em consideração toda a energia consumida em atividades físicas.

De maneira geral, o gasto de 2000 calorias foi considerado como o gasto energético médio para os adultos, mas este é um valor que pode variar muito de acordo com as pessoas.

Geralmente uma pessoa sedentária terá seu gasto energético dividido em 70% da tmb e outros 30% de atividades diárias sendo elas tomar banho, limpar a casa, escovar os dentes e atividades desse tipo.

O que é diferente das pessoas mais ativas que costumam ter na média 50% do gasto energético vindo de atividades como esportes, dança e academia. Desta forma os outros 50% representam a TMB.

Com isto podemos concluir que o nível de atividades físicas não interfere diretamente na TMB, mas eleva o gasto energético do corpo no total.

Taxa Metabólica Basal

Em geral:

Você pode calcular a sua taxa metabólica basal através de calculadoras na internet, mas uma vez que ela é definida por um profissional da nutrição você terá mais precisão nas dietas de ganho ou redução de peso. Por isso a importância do cálculo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.